Escola Federal Do Rio Vasto Do Sul/Física III-C (FIS01183) (2018-02)

ENEM Pós-Graduação Stricto Sensu : 5 Dicas Tops Pra Se Ceder Bem Nas Provas

Na virada de 2009 pra 2010, decidi prestar concurso público pra uma agência reguladora do Governo Federal. Insuficiente menos de quatro meses depois, estava aprovado, ficando em nono lugar entre os 8.306 inscritos. Foi a primeira vez que estudei pra concurso público. Não fiz cursinhos nem tive acesso a diversos livros, uma vez que estava morando fora do Brasil. Estudei ao mesmo tempo em que trabalhava para minha empresa, fazia uma pós-graduação, continuava com meus exercícios físicos diários e cuidava da casa e de um namoro.

Advertisement

Ah, e eu não entendia nada do principal assunto do concurso público, energia elétrica. Demorei a escrever esse artigo por ser penoso localizar o tom correto. O objetivo não é me gabar ou publicar qualquer orgulho idiota e sim atravessar sugestões práticas de que forma algumas pessoas são capazes de fazer o mesmo e atravessar em um concurso público sem perder anos estudando para uma prova.

Digo isso por causa de acho um desperdício olhar tantas pessoas estudando por meses, algumas vezes anos, a fio sem um intuito claro e uma estratégia definida. Dito isso, vamos aos pontos que considero primordiais para ser aprovado em um concurso público. O primeiro ponto é ter uma estratégia para o concurso público, um objetivo principal instituído. Pelo que sei, muitas pessoas se autodenominam concurseiras e saem fazendo todas as provas que aparecem na frente. “Uai,sô!”: Procura Mostra A Origem Do “mineirês” se o questão agrada, se o assunto é assimilável, se haverá interesse em trabalhar com aquilo.

Advertisement

A minha estratégia foi escolher um só concurso público, em um tipo de órgão que eu amaria de trabalhar. Depois que escolhi, não fiquei vendo outros, não mudei o questão se apareceu um que pagasse mais, não titubeei. Também, um tanto antes de começar a preparar-se as matérias em si, eu procurei saber pouco mais sobre isso como entender de forma mais produtivo.

Na data, li um livro sobre o assunto como aprimorar a memória. MEC Garante Gratuidade De Cursos De Graduação E Pós-graduação , eu recomendaria algo mais abrangente, como um livro a respeito de meta aprendizado. Está gostando nesse texto? Conecte seu Facebook para olhar desafios, localizar parceiros e vencer seus objetivos. Sou formado em jornalismo, um curso no qual você consegue se graduar sem tocar em um livro, se dessa maneira quiser. As matérias do concurso público eram quase que totalmente estranhas para mim: fundamentos do setor elétrico, justo administrativo, justo constitucional, orçamento público, ética no serviço público, gestão de pessoas. Tirando português e inglês, eu não sabia nada daquilo. Minha estratégia pra estudo foi em vista disso rotacionar as matérias do concurso público.

Advertisement

Gerei uma planilha e listei todas as matérias numa ordem que alternasse o tipo de tema. Estudava cada matéria durante cinquenta minutos, cronometrados (se eu tivesse que ir ao banheiro, responder o telefone ou ingerir água, eu parava o cronômetro). Sucesso Nos Concursos: Leia O Edital Para Não Ser Pego De Surpresa O Dia , eu ia pra matéria seguinte. Não importa se eu conseguia aprender apenas uma ou cinco horas ao dia, a todo o momento seguia essa ordem. E a toda a hora anotava tudo pela planilha.

  • Foque um tema de cada vez
  • 2ª temporada (2011-2012)[editar | editar código-referência]
  • Uma exibição tipo PowerPoint
  • Cleitom gomes dos santo comentou: 26/07/doze ás 17:18
  • 12 James Curran
  • Estudante que tirou 1 mil duas vezes pela redação dá dicas pra destinar-se bem no Enem
  • Eu faço tratamento ortodôntico especial, como faço pra salientar no Imposto de Renda
  • 21/08/2018 06h00 Atualizado 21/08/2018 22h41

Essa técnica permite que você faça uma varredura em todo o conteúdo, evitando deslanchar muito numa matéria e deixar novas para trás. A ideia é avançar em bloco. Um ponto essencial para que pessoas quer atravessar em concurso público é recordar-se periodicamente de qual é o propósito. A meta não é dominar academicamente o questão.

Advertisement

Você não vai publicar uma tese. O que você quer é saber responder a prova e fazer mais pontos que os além da conta concorrentes do concurso público. Pra tanto, basta treinar fazendo toneladas de exercícios de concursos anteriores. Em meu caso, que morava fora do Brasil e não tinha acesso a cursinhos e diversos livros, a solução foi a web. Fiz uma assinatura no website Questões de Concursos e fiz toneladas de exercícios pra concurso público. Em menos de 4 meses, fiz mais de quatro mil perguntas.

Share This Story

Get our newsletter